Higiene buco-dentária - Definição


Definição de higiene buco-dentária

A higiene buco-dentária visa a eliminação da placa dentária graças a cuidados mecânicos cotidianos. Uma boa higiene buco-dentária permite lutar contra a halitose (mau hálito) e as doenças periodontais como a gengivite causada pela presença de bactérias. Essas, contidas na placa dentária, transformam os açúcares em ácido lático responsável por cáries e a desmineralização dos dentes.

A higiene buco-dentária requer o uso de uma escova de dentes manual ou dentária, creme dental, escovas interdentais ou fio dental, escova de língua, e um antisséptico bucal. Ela é completada por uma limpeza de tártaro semestral efetuada por um dentista.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 7 de maio de 2018 às 16:58 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Higiene buco-dentária - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hidroxila - Definição
Hiperestesia - Definição