a cegueira cortical é uma patologia que se caracteriza por uma cegueira bilateral, ou seja, ausência total da visão sobre os dois olhos. O paciente está cego quando os seus olhos estão em perfeita saúde pois se trata de uma lesão no nível do córtex occipital, zona do cérebro com o papel de interpretar informações nervosas transmitidas pelos nervos óptico. A cegueira cortical é causada por lesões cerebrais situadas nos lobos occipitais, os centro da visão. Ela pode ser causada por um acidente vascular cerebral (ou AVC) na maior parte dos casos, um traumatismo craniano, uma hemorragia cerebral ou infecção com a meningite ou encefalite.
A cegueira cortical se manifesta com os sintomas seguintes:
o diagnóstico da cegueira cortical é fortemente suspeitado diante do contexto de aparição brusca da visão nos dois olhos. O aspecto normal dos olhos, a presença de reflexos e a ausência de anomalias aos diferentes exames podendo ser realizado sobre o olho confirmam a suspeita diagnóstica. A pesquisa da causa é geralmente o elemento que confirmará o diagnóstico com a existência de um traumatismo recente, IRM, ou até a angiografia com ressonância magnética estarão na origem da descoberta dos sinais do AVC.
não existe real tratamento para curar a cegueira cortical fora do tratamento da causa se esta for reversível. A recuperação da vista pode ser rápida, progressiva, parcial ou até impossível em alguns casos.