o calázio é uma inflamação de uma glândula situada na base da pálpebra chamada de glândula de Meibomius . Ela é secundária a uma infecção bacteriana, na maioria das vezes em relação a um estafilococo dourado. O calázio é uma patologia sem gravidade, mas pode ser incômodo pelo seu caráter pouco estético que ele confere, com um aspecto inchado da pálpebra afetada por uma pequena massa vermelha e dolorosa. Esse problema pode também afetar a pálpebra superior além da inferior, e um paciente pode fazê-lo diversas vezes ao longo da sua vida, afetando um olho ou o outro.
Classicamente, distinguimos duas fases evolutivas do calázio:
o calázio é uma patologia cujo diagnóstico é clínico. Ele será identificado pelo médico diante do contexto de aparição e os sintomas encontrados no exame fisico.
o tratamento do calázio dependerá do período em que é diagnosticado. Se ele é descoberto no estágio doloroso, uma pomada oftalmológica é aplicada em relação à zona dolorosa durante uma dezena de dias. Em caso de persistência da massa ou descoberta no estágio indolor, pode ser necessário realizar uma pequena incisão cirúrgica.
o calázio surge geralmente de maneira aleatória, da onde vem a dificuldade de preveni-lo. Ele será mais comum em algumas populações, particularmente os diabéticos, da onde vem a necessidade de trata-lo rapidamente desde a suspeita em caso de dor da pálpebra para evitar sua evolução para o estado cístico.