Calázio

Faça uma pergunta

Definição

o calázio é uma inflamação de uma glândula situada na base da pálpebra chamada de glândula de Meibomius . Ela é secundária a uma infecção bacteriana, na maioria das vezes em relação a um estafilococo dourado. O calázio é uma patologia sem gravidade, mas pode ser incômodo pelo seu caráter pouco estético que ele confere, com um aspecto inchado da pálpebra afetada por uma pequena massa vermelha e dolorosa. Esse problema pode também afetar a pálpebra superior além da inferior, e um paciente pode fazê-lo diversas vezes ao longo da sua vida, afetando um olho ou o outro.

Manifestações

Classicamente, distinguimos duas fases evolutivas do calázio:
  • Inicialmente, apenas uma dor está presente na pálpebra sem outro sintoma;
  • Algumas horas até 2 dias depois, podem aparecer no local da dor uma pequena massa habitualmente redonda, vermelha, mais quente que a pele ao seu redor e dolorosa, cujo tamanho varia de uma infecção para outra;
  • Essa pequena tumefação pode ser visível ao exterior da pálpebra, sentida á palpação apenas, ou precisar virar a pálpebra para ser vista;
  • Alguns dias depois, a dor desaparece e pode persistir apenas a massa, forma de pequeno cisto, neste estágio com incômodo puramente estético.

Diagnóstico

o calázio é uma patologia cujo diagnóstico é clínico. Ele será identificado pelo médico diante do contexto de aparição e os sintomas encontrados no exame fisico.

Tratamento

o tratamento do calázio dependerá do período em que é diagnosticado. Se ele é descoberto no estágio doloroso, uma pomada oftalmológica é aplicada em relação à zona dolorosa durante uma dezena de dias. Em caso de persistência da massa ou descoberta no estágio indolor, pode ser necessário realizar uma pequena incisão cirúrgica.

Prevenção

o calázio surge geralmente de maneira aleatória, da onde vem a dificuldade de preveni-lo. Ele será mais comum em algumas populações, particularmente os diabéticos, da onde vem a necessidade de trata-lo rapidamente desde a suspeita em caso de dor da pálpebra para evitar sua evolução para o estado cístico.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Calázio', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.