uma câimbra corresponde a uma contração muscular dolorosa, incontrolável e transitória. Distinguimos a contração que dura um período de tempo mais prolongado. As câimbras surgindo frequentemente durante o esforço ou até o final do mesmo, e afetando principalmente os músculos estriados, de comando voluntário, essencialmente os músculos dos membros, principalmente dos membros inferiores. Ela surge bruscamente e dura desde alguns segundos até alguns minutos antes de desaparecer sem nenhuma sequela. Ela é causada por uma estimulação muito intensa dos músculos, com acúmulo de algumas moléculas, principalmente cálcio, causando uma excitabilidade muito forte do músculo. Ela é favorecida por um esforço muscular muito intenso, um aquecimento insuficiente, uma má hidratação e ausência de estiramento dos músculos solicitados no fim do esforço. A maioria das contrações se manifestam portanto em um contexto de esforço, mas elas podem surgir mais raramente fora de toda estimulação, e mesmo à noite às vezes. As câimbras podem igualmente fazer parte de doenças particulares afetando os músculos ou os nervos inervando os músculos.
as câimbras musculares se manifestam por:
Uma câimbra surgindo em um contexto esportivo, o que o caso principal, é facilmente diagnosticada no quadro de esforço importante, principalmente quando fatores favorecentes são identificados como fadiga, intensidade da solicitação do músculo em causa, um grande calor com falta de hidratação. A câimbra é geralmente reconhecida pelo indivíduo ele mesmo ou seus parceiros. Nenhum exame complementar é necessário se ela não perdurar, e uma consulta pode eventualmente ser necessária em caso de frequência anormalmente repetida das câimbras, às vezes no mesmo músculo.
para fazer a câimbra passar, é suficiente alongar o músculo após parada do esforço do mesmo. A hidratação e uma utilização calma do músculo durante alguns minutos após parada da dor permitem geralmente diminuir o excesso de moléculas indesejáveis e de evitar o surgimento de uma nova câimbra. Se as câimbras são causadas por uma doença identificada, é tratando a mesma que esperamos diminuir a sua frequência de surgimento.
para prevenir as câimbras, é essencial se hidratar durante ou antes de um esforço importante. Os esportistas devem prestar uma atenção particular ao seu aquecimento. Após o esforço, sessões de alongamento devem ser previstas sobre os mhúsculos intensamente solicitados.