Alopecia

Faça uma pergunta

Definição

A alopecia descreve de maneira geral uma queda de cabelo ou de pelos em qualquer parte do corpo. De qualquer forma, na sua forma mais comum, chamada de alopecia androgenética, ela leva a um fenômeno de perda de cabelo progressiva afetando principalmente os homens: um terço dos homens com 30 anos, e quase metade dos homens com 50 anos. Isso é comumente chamado de calvície.

Manifestações

A alopecia está geralmente ligada a um desequilíbrio hormonal e em particular nos homens a um excesso de hormônios masculinos, que aceleram o envelhecimento do cabelo. Na alopecia androgenética, a mesma se concretiza por uma queda de cabelos que afeta principalmente as partes laterais da testa, têmporas ou parte traseira do crânio. Outros tipos de alopecia existem e podem se apresentar como uma perda repentina e rápida de cabelos em qualquer parte do corpo conhecida como pelada ou areata. Ou também pode se apresentar como uma perda rápida de cabelos após um problema pontual (infecções, parto, choque operatório conhecido como eflúvio telógeno decorrente de um distúrbio no ciclo capilar ( mais frequente em mulheres ). A alopecia pode igualmente ser causada por fungos chamado tinha do couro cabeludo que significa micose, presente principalmente em crianças.

Diagnóstico

Uma simples consulta a um clínico geral ou dermatologista, e fazer se necessário um exame capilar com a retirada de alguns cabelos em diferentes áreas do couro cabeludo, permitirá determinar o tipo de alopecia presente.

Tratamento

A alopecia não é de forma alguma perigosa para a saúde. Ela prejudica principalmente a estética. A queda de cabelos pode causar um transtorno à vida, sendo sentida como um envelhecimento prematuro e a fonte de um mal-estar passageiro ou uma falta de autoestima. Um tratamento psicológico pode ser útil diante desse evento traumático. Na alopecia androgenética, alguns medicamentos como a finasteride (que nunca deve ser utilizada em mulheres) ou o minoxidil podem ser usados para frear o efeito. Perucas também são uma opção de solução estética. Enfim, a cirurgia, através de transplantes de implantes capilares, requer uma verba mais expressiva mas pode levar a um resultado estético satisfatório.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.

Este documento, intitulado 'Alopecia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.