Alergia a poeira é uma reação anormal do organismo quando ele entra em contato com algumas substâncias chamadas alérgenos. Essas substâncias alergênicas podem ser diversas: pelos, fibras, fungos, umidade, pólen incluindo a poeira que tem como principal alérgeno os `ácaros. Certas espécies de aranhas microscópicas, invisíveis ao olho nu, se nutrem de restos animais ou vegetais e evoluem de milhões em milhões em todas as casas (tapetes, janelas, etc...).
As manifestações que surgem são geralmente as mesmas de uma gripe clássica: nariz entupido, catarro, olhos vermelhos, tosse ou até comumente asma alérgica. Erupções cutâneas e coceiras como um eczema podem também ser sintomas de reação alérgica. Em caso de incômodo grave na vida cotidiana, um alergista deve ser consultado para confirmar o diagnóstico de uma alergia a ácaros de poeira através de testes cutâneos ou exames de sangue.
Soluções médicas antialérgicas existem como, uso de anti-histamínicos principalmente que lutam contra a liberação de histamina, molécula presente nas reações alérgicas, mas como toda alergia é necessário antes de tudo se livrar dos alérgenos no seu ambiente doméstico cotidiano. Para isso deve-se tirar a poeira dos móveis e objetos com um pano úmido, passar aspirador regularmente, arejar os quartos e evitar um aquecimento muito forte, pois os ácaros tendem a se proliferar com o calor e umidade. A caça aos ácaros envolve também uma boa higiene do seu lar, incluindo lavagem regular de tapetes e roupa de cama e a possibilidade de utilizar fronhas e capa de colchões impermeáveis aos alérgenos dos ácaros.