Metástases

Faça uma pergunta

Definição

as metástases definem a localização das células cancerígenas emitidas de um órgão situado à distância, que migraram para a circulação linfática ou circulação sanguínea. Falamos também de tumores secundários que, quando são presentes em múltiplos órgãos do corpo humano, fazem falar de câncer generalizado. Os ossos são geralmente a sede das metástases: trata-se mesmo do quarto local mais afetado por essa evasão cancerígenas após os gânglios, o pulmão e o fígado. Alguns cânceres estão muito propensos a metástases ósseas: estes principalmente dos cânceres de pulmão, da próstata, do rim, do seio e da tireoide. Entre os ossos mais frequentes: os ossos chatos como a bacia e os ossos longos como o fêmur, úmero e costelas.

Manifestações

as metástases ósseas podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentam nenhum sintoma. Elas são geralmente encontradas durante o exame de extensão de um câncer descoberto anteriormente. Além disso, as metástases ósseas podem causar dores em relação ao osso afetado. Outras circunstâncias de descoberta são uma fratura espontânea ou no quadro de um traumatismo anormalmente fraco, ou mais raramente uma tumefação sobre o osso.

Diagnóstico

no caso onde o câncer é descoberto, principalmente quando ele é conhecido como provedor de metástases ósseas,é realizado o exame cintilografia óssea, que permite o estudo sobre o corpo inteiro do esqueleto e permite descobrir anomalias de fixação do marcador sobre alguns ossos. Além disso, radiografias da zona suspeitada podem completar o exame. Outros tipos de exames como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem também ser realizados. Diante da presença de dores ósseas localizadas sem que nenhum câncer seja antes conhecido, o primeiro exame feito é geralmente uma radiografia feita nesta zona. Uma vez que o diagnóstico da metástase seja suspeitado, se o câncer na origem dessa metástase não é conhecido, um exame é realizado para procurar o tumor primário, principalmente uma radiografia dos pulmões, algumas dosagens biológicas como o antígeno específico da próstata ou PSA, uma mamografia e uma ultrassonografia da tireoide.

Tratamento

O tratamento de metástases ósseas depende do tumor primário , mas também da extensão do câncer primário .. Uma alternativa neste caso é representada pela radioterapia. Se não, toda alternativa é possível, como a quimioterapia, a radioterapia e às vezes tratamentos à base de hormônios.

Prevenção

a prevenção das metástases ósseas se baseia principalmente na detecção precoce de todos os tipos de cânceres para impedir sua extensão a outras estruturas.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Metástases', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.