o melanoma é uma forma de câncer de pele. O melanoma é um câncer da pele. Este tipo de câncer surge nos melanócitos, células que produzem melanina e são responsáveis pela coloração da pele. O melanoma se distingue dos nevos, que germinam igualmente a partir das células melanocitárias, mas são benignas. O melanoma pode aparecer em todas as idades, embora a sua existência em crianças é excepcional. A exposição solar, principalmente durante a infância, fatores hereditários, muitas pintas e a pele clara são fatores associados a um grande risco de melanoma.
o melanoma se manifesta como um grão de beleza, mas cujas características são particulares:
Esses critérios são facilmente memoráveis pela regra ABCDE: (Assimetria, Bordas, Cores, Diâmetro, Evolução).
o diagnostico visa confirmar a presença de um melanoma e identificar o tipo e estado. Para isso, uma biopsia da lesão é efetuada e enviada à anatomopatologista (médico especializado na análise dos tecidos) que vai estudar essa amostra analisando sua composição celular, afirmando a natureza melanocitária da lesão. Ela pesquisará igualmente sua espessura classificada por um anatomopatologista, e outros exames para pesquisar problemas dos gânglios ou outros órgãos serão efetuados.
o tratamento varia em função do estado do melanoma e do estado de saúde do paciente. A cirurgia é realizada para retirar o melanoma, seguido por uma eventual quimioterapia ou imunoterapia. Um acompanhamento da pele será portanto necessário de maneira regular.
para prevenir o surgimento de um melanoma é indispensável limitar sua exposição ao sol, sobretudo quando a pele é muito clara. A utilização de um creme solar com forte índice de proteção é aconselhado. Nas pessoas de risco, um acompanhamento pelo paciente das modificações dos seus grãos de beleza é recomendado.