Nevo

Faça uma pergunta

Definição

o nevo é uma espécie de tumor cutâneo, desenvolvimento às custas dos melanocitos, células responsáveis pela pigmentação da pele. Existem diversos tipos. Distinguimos os nevos pigmentares, comuns ou banalmente chamados de grãos de beleza. Esses são os mais frequentes e sua origem é discutida. Diversas variantes são descritas de acordo com o local onde se desenvolvem, sua coloração, sua localização. Os nevos comuns existem em todos os seres humanos desde a jovem idade e aumentando em número até a idade média de 40 anos antes de regredir. Uma espécie particular de nevo se desenvolve não no nível dos melanocitos, mas a partir das glândulas sebáceas: falamos de nevo sebáceo cuja aparição é mais precoce e de evolução diferente.

Manifestações

as diferentes classificações do nevo são:
  • Nevos pigmentados, grãos de beleza clássicos";
  • Nevos azuis de cor azulada;
  • Nevos acromáticos
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Nevo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.