Nanismo


Definição

o nanismo é um crescimento insuficiente. Esse defeito de crescimento é causado por diversos fatores, cujo mais comum é o fator hereditário. Distinguimos dois tipos de nanismo: o nanismo desarmonioso onde o corpo aparece desproporcional com geralmente membros mais curtos em relação ao restante do corpo e o nanismo harmonioso, onde os membros e restante do corpo são tamanhos diminuídos em relação ao normal, mas continuam proporcionais. O nanismo desarmonioso é geralmente causado por problemas de crescimento ósseo. O nanismo harmonioso é geralmente causado por uma secreção insuficiente do hormônio de crescimento da glândula pituitária ou por uma carência alimentar severa. Esses dois tipos de nanismos podem igualmente ser consecutivos a retardos de crescimento no momento da gravidez.

Manifestações

o nanismo harmonioso se manifesta das seguintes maneiras:
  • Curvas de crescimento, de peso e de tamanho, que se distanciam progressivamente em relação ao normal, situadas abaixo e cuja curvatura é globalmente homogênea;
  • Um pequeno tamanho sem que os membros sejam desproporcionais;
  • Órgãos de pequeno tamanho, como um micro pênis por exemplo;
  • Um retardo da puberdade.

Diagnóstico

para estabelecer o diagnóstico de um nanismo harmonioso, o mapeamento dos antecedentes, principalmente desde o nascimento, com prematuridade ou complicações durante a gravidez são procurados. O tamanho e peso da criança no nascimento devem ser conhecidos. Os antecedentes dos parentes, seu tamanho, peso e idade de início na puberdade são necessários para procurar um eventual simples retardo de crescimento. A alimentação da criança deve ser igualmente avaliada. Exames complementares se o acompanhamento mostra curvas continuando uma ascensão limitada, serão portanto considerados um exame de sangue, radiografias da mão para avaliar a idade óssea, às vezes uma carótipa que estuda os cromossomos e suas eventuais anomalias. O diagnóstico do nanismo harmonioso mais comum é a deficiência em GH, hormônio do crescimento. Um teste de estímulo por hormônio de síntese, a GHRH, pode ser realizado. Em caso de anomalia, um IRM cerebral é necessário.

Tratamento

o tratamento do nanismo depende da causa. Trata-se de uma deficiência em hormônios de crescimento, um hormônio de síntese será administrado. Em caso de carência alimentar, um acesso a uma alimentação equilibrada é necessário. Enquanto isso, se a causa do nanismo harmonioso é genética, não existe tratamento.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Nanismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nevo
Nervo ciático - Definição