Parapsoríase

Faça uma pergunta

Definição

A parapsoríase é uma doença dermatológica rara, que se caracteriza pela aparição de lesões planas ou levemente elevadas, vermelhas, com descamação, ou seja, lâminas de epidermes se destacando da pele. Esses diferentes problemas são qualificados como parapsoríases, pois as lesões são parecidas com as descritas na psoríase típica, mas sua localização e sua causa não são as mesmas. Distinguimos, geralmente a repartição das lesões, a parapsoríase em placa e em gotas, com alguns subtipos.

Manifestações

Os sintomas são de maneira geral lesões cutâneas de cor rosa a avermelhada, cobertas por uma descamação, ou seja, pequenas lâminas de pele brancas, penteando as lesões. As diferenças se fazem sobre o aspecto de lesões:
  • Na forma de largas placas principalmente sobre o tronco e a base dos membros na parapsoríase em placa;
  • Pequenas lesões elevadas, isoladas e repartidas de maneira mais aleatória sobre o tronco mas igualmente a raiz dos membros na parapsoríase em gotas.

Essas lesões evoluem habitualmente sobre diversos meses ou anos.

Diagnóstico

A parapsoríase em placas em uma patologia que não se detecta através de exames em laboratório. Esse problema é diagnosticado por um simples exame físico feito por um médico generalista, se necessário um dermatologista. Trata-se de diferenciar esse problema de outras dermatoses (doenças crônicas da pele), cuja distinção não é sempre fácil. A amostra de uma lesão, ou biopsia cutânea, pode permitir distinguir de outras patologias de apresentação próxima.

Tratamento

O tratamento da parapsoríase pode ser feito com a ajuda de corticoides aplicados localmente sobre a pele. Outros terapêuticos utilizando raios ultravioletas se mostram eficazes, através de diversas sessões.

Prevenção

Essa doença dermatológica não pode, infelizmente, ser prevenida.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 22 de maio de 2018 às 08:42 por Natali Chiconi.

Este documento, intitulado 'Parapsoríase', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.