A parapsoríase é uma doença dermatológica rara, que se caracteriza pela aparição de lesões planas ou levemente elevadas, vermelhas, com descamação, ou seja, lâminas de epidermes se destacando da pele. Esses diferentes problemas são qualificados como parapsoríases, pois as lesões são parecidas com as descritas na psoríase típica, mas sua localização e sua causa não são as mesmas. Distinguimos, geralmente a repartição das lesões, a parapsoríase em placa e em gotas, com alguns subtipos.
Os sintomas são de maneira geral lesões cutâneas de cor rosa a avermelhada, cobertas por uma descamação, ou seja, pequenas lâminas de pele brancas, penteando as lesões. As diferenças se fazem sobre o aspecto de lesões:
Essas lesões evoluem habitualmente sobre diversos meses ou anos.
A parapsoríase em placas em uma patologia que não se detecta através de exames em laboratório. Esse problema é diagnosticado por um simples exame físico feito por um médico generalista, se necessário um dermatologista. Trata-se de diferenciar esse problema de outras dermatoses (doenças crônicas da pele), cuja distinção não é sempre fácil. A amostra de uma lesão, ou biopsia cutânea, pode permitir distinguir de outras patologias de apresentação próxima.
O tratamento da parapsoríase pode ser feito com a ajuda de corticoides aplicados localmente sobre a pele. Outros terapêuticos utilizando raios ultravioletas se mostram eficazes, através de diversas sessões.
Essa doença dermatológica não pode, infelizmente, ser prevenida.