Parkinsonismo


Definição

o parkinsonismo é uma síndrome que associa os sintomas principais presentes na doença de Parkinson. Falamos igualmente de síndrome de Parkinson. Trata-se portanto de tremores, de um aumento do tônus muscular chamado hipertonia, e de uma aquinesia, lentidão na iniciação e realização de movimentos. Colocada de lado a parte da doença de Parkinson (ver ficha específica), uma doença neurodegenerativas causada pela destruição progressiva de alguns neurônios do cérebro, bem evidentemente responsável pelo parkinsonismo, outras causas podem causar uma síndrome parkinsoniana. Entre as causas, encontramos a doença de Wilson, causada por uma sobrecarga em cobre acumuladas no organismo, a síndrome de Parkinson causada por neurolépticos durante a utilização dos medicamentos, e outras doenças degenerativas como principalmente a demência a corpos de Lewy.
  • ==Manifestações==


os sintomas do parkinsonismo são os seguintes: tremores;
  • Uma hipertonia, exagero do tônus muscular de alguns músculos;
  • Uma aquinesia, com movimentos realizados lentamente a pós uma colocação em prática longa.

Além disso, geralmente a doença na origem da síndrome parkinsoniana, outros sinais podem estar presentes entre os quais, transtornos cognitivos na demência de corpos de Lewy, sinais de cirrose do fígado na doença de Wilson em estágios evoluídos...

Diagnóstico

o diagnóstico do parkinsonismo se faz através de uma observação minuciosa dos primeiros sintomas da doença. A associação desses três sintomas principais citados previamente é suficiente para fazer o diagnóstico da síndrome de Parkinson. É mais complicado determinar a doença envolvida. Em caso de consumo de neurolépticos conhecidos, o desaparecimento dos sintomas com sua parada sinal desta origem medicamentosa, a doença de Wilson é confirmada pela descoberta de sinais característicos ao exame da córnea, e o diagnóstico da demência a corpos de Lewy pode ser bem orientada por testes neuropsicológicos. Frequentemente, um IRM cerebral será realizado.

Tratamento

o tratamento dos sintomas do parkinsonismo não é possível, se a causa não for identificada e tratada especificamente. Ele passará por exemplo pela parada dos neurolépticos, ou um medicamento específico chamado D-penicilamina para a doença de Wilson. As doenças degenativas na origem de uma síndrome de Parkinson são bem mais dificilmente tratáveis.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Parkinsonismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Parestesia facial
Parotidite