a perfuração do tímpano é uma abertura (corte ou estiramento) da parede do tímpano, essa fina membrana fibrosa situada na orelha média e que faz a separação entre o tubo auditivo da orelha externa e da orelha interna. A perfuração do tímpano é mais comumente ligada a uma infecção da orelha como uma otite, mas ela pode também ser consequência de um barulho intenso (britadeira, explosão...), de uma sobrepressão (estalo violento, viagem em avião, mergulho submarino) ou de uma causa acidental (cotonete ou outro objeto inserido muito fundo na orelha por exemplo).
é raro que o estiramento do tímpano não cause dores ou sintomas aparentes. Na maioria dos casos, e principalmente se a perfuração é aguda ou de surgimento brutal, as dores são vivas e imediatas. Uma perda de audição, ou zumbidos, sensações falsamente percebidas de apitos ou zumbidos, podem igualmente surgir. Em caso de otite ou infecção da orelha, um escoamento de pus é frequentemente remarcado.
descobrimos muito facilmente uma perfuração do tímpano por um exame clínico da orelha com ajuda de um otoscópio.
a membrana do tímpano, se ela for apenas levemente perfurada, cicatrizará geralmente ela mesma em algumas semanas, até encontrar sua forma inicial. Ela será portanto acompanhada até a cicatrização completa. Mais raramente, em caso de otites crônicas ou estiramentos mais graves, o tímpano pode se fechar sozinho, o que tornará necessária a intervenção cirúrgica de um ORL. Uma timpanoplastia sob anestesia geral é portanto realizada durante uma curta hospitalização. Ela é importante, durante a cicatrização natural do tímpano, de conservar a orelha a seco e abrigada do frio para evitar todo risco de sobre infecção. É portanto fortemente contraindicado de se banhar durante esse período.
para evitar o surgimento de uma perfuração do tímpano é aconselhado evitar limpar as orelhas com cotonetes. Outras causas de perfuração timpânica não são realmente acessíveis a uma prevenção.