Flebite


Definição

a flebite (igualmente chamada de trombose venosa profunda) é uma patologia cardiovascular que corresponde à obstrução completa de uma veia, em particular nos membros inferiores (90% dos casos). Ela ocorre após a formação de um coágulo de sangue em uma veia, chamada de trombos. Os fatores aumentando o risco de causar uma flebite são diversos. Podemos citar, entre eles, uma imobilização prolongada dos membros, um câncer, uma anomalia do sangue muito viscoso que coagula mais facilmente em função dos problemas de coagulação, algumas patologias como um infarto ou insuficiência respiratória crônica, a gravidez, ou uma operação cirúrgica recente. Os riscos de flebite crescem com a idade, e o fato de já ter feito uma flebite é igualmente um fator de risco de reincidência. Durante uma flebite, o trombos pode às vezes migrar para a circulação pulmonar e causar uma embolia pulmonar.

Manifestações

De acordo com a localização da obstrução, a flebite pode causar sintomas levemente diferentes. Ás vezes, uma flebite não se manifesta por nenhum sinal clínico: dizemos que ela é assintomática. Em caso de flebite na panturrilha, uma dor unilateral de uma única panturrilha associada a um aumento do calor na mesma, uma diminuição do seu formato e às vezes um inchaço são sinais evocadores mais inconstantes. Ás vezes, uma leve febre está presente. Se a flebite afeta uma parte mais alta situada, a dor pode ser localizada na coxa ou na dobra da virilha.

Diagnóstico

a observação clínica raramente é suficiente para afirmar a existência de uma flebite: é necessário portanto proceder a um exame de imagem médica chamada ultrassonografia Doppler. Esse teste, que utiliza a técnica da ultrassonograma à base de ultrassons, permite detectar o coágulo no sistema venoso e sua associação ao doppler permite estudar os fluxos sanguíneos na rede venosa. Às vezes, uma dosagem de D-dímeros sobre uma amostra sanguínea permite em caso de valor baixo limitar com certeza uma trombose venosa. Se nenhuma causa evidente da flebite é encontrada, um exame sanguíneo para procurar problemas de coagulação é possível.

Tratamento

a flebite requer um tratamento à base de medicamentos anticoagulantes que vão permitir a limitação dos riscos de complicações ou de extensão, mas também a desintegração do coágulo. Inicialmente, os anticoagulantes serão dados em forma de injeções, e mais rapidamente um consumo pela boca será colocado em prática. Em função das circunstâncias de surgimento, da existência de um fator causador identificado ou não, do fato de que isso seja um primeiro episódio ou não, a duração do tratamento vai variar. Levantar as penas durante um repouso na cama, e depois se levar cedo com meias de compressão é necessário. Em raros casos, um tratamento cirúrgico pode ter lugar.

Prevenção

para evitar o surgimento de uma flebite, os períodos de aleitamento devem ser evitados. Em caso de necessidade enquanto isso, as pernas devem ser elevadas, e as meias de compressão podem eventualmente ser usadas. Nos casos de mais risco, um tratamento preventivo à base de anticoagulantes pode ser necessário.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Flebite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Fimose
Celulite