Muitas mulheres enfrentam a decisão de ter que escolher o melhor método de depilação. Muitas vezes, o método que funciona bem para uma mulher não combina com a pele e os pelos da outra. A decisão pode depender do tipo e tom de pele, da espessura do pelo e da produção hormonal de cada mulher. Veja alguns mitos e verdades sobre os pelos e depilação.
Mito. Mas há uma razão para parecer verdade. Isso ocorre porque o pelo corporal tem ciclos de crescimento e nem todos os pelos crescem ao mesmo tempo - enquanto alguns ainda estão saindo, outros já estão grandes. Quando nos depilamos, estamos fazendo com que todos os pelos cresçam ao mesmo tempo, o que os fazem parecer mais abundantes e mais escuros. A sua espessura também parece aumentar, mas apenas porque todos estão crescendo juntos. Depois de algumas semanas, o ciclo normal retorna e tudo volta ao normal. O efeito é apenas temporário.
Mito. A cera não produz estas alterações nos pelos. Às vezes, pode ser que ocorra o efeito contrário, os cabelos se tornam mais claros, mais fracos e menos densos.
Verdade. Para que o laser funcione é necessário contraste entre o tom de pele e a cor do pelo. Sem esse contraste, não funciona. A candidata ideal para a depilação a laser é uma pessoa branca com pelos escuros.
Verdade. O laser de quase todos os tipos pode causar a descoloração, que é mais visível na pele de mulheres negras. Mas novas técnicas de depilação a laser são criadas com frequência e, certamente, em breve teremos mais alternativas.
Mito. Geralmente não são espinhas, mas pelos encravados. Isto pode ser evitado ao se depilar corretamente ou usar outro sistema de remoção de pelos. Se você já tem ou está propensa ao surgimento deles, pode usar um creme com ácido glicólico para esfoliar a pele. Outra opção é passar uma esponja abrasiva natural de banho. É melhor evitar o problema, porque a pele pode ficar manchada devido aos pelos encravados.
Mito. Existem vários tipos de lasers, alguns têm resultados permanentes, outros oferecem apenas uma remoção temporal do pelo. No caso de tratamentos de depilação permanente são necessárias várias seções de laser.
Foto: © Yuliia-Sonsedska - 123RF.com