a tricomonase é uma infecção sexualmente transmissível causada por um parasita, o trichomonas vaginalis. Esse problema afeta mais comumente as mulheres jovens. Ela pode igualmente ser transmitida durante a utilização conjunta de toalhas, luvas de banho, roupas de banho e outras roupas íntimas. Essa infecção pode estar na origem da vaginite na mulher e de uretrite no homem.
na mulher, a tricomonase se traduz por:
No homem os sintomas são:
na mulher procedemos a um exame ginecológico e uma amostra de fluido da vagina. O parasita podendo ser visto ao microscópio, o diagnóstico pode ser estabelecido desta maneira. No homem, recolheremos amostras sobre a uretra. Essas são testadas em laboratório.
a tricomonase se trata com antibióticos. É imperativo que os parceiros da pessoa infectada sejam igualmente tratados, mesmo sem ter declarado os sintomas. É necessário evitar toda relação sexual antes do final do tratamento e da cura completa. Em caso de infecção sexualmente transmissível (IST) encontrada, as outras DSTs devem ser descartadas.
a tricomonase sendo uma doença sexualmente transmissível, é importante se proteger privilegiando as relações sexuais com preservativos. As pessoas tendo diversos parceiros sexuais, ou tendo relações com uma pessoa com múltiplos parceiros, são mais susceptíveis a contrair essa infecção. É necessário portanto se proteger.