Problemas de ansiedade generalizada


Definição

problemas de ansiedade generalizada, ou transtornos ansiosos generalizados, fazem parte da antiga classificação das neuroses de angústia. Mais comumente presente nos jovens adultos e nas mulheres, trata-se de manifestações de angústias permanentes, de inquietudes dificilmente controláveis. Mais geralmente, esse problema facilmente encontrado em torno de 2% da população.

Manifestações

os problemas de ansiedade generalizada apresentam diversas manifestações:
  • Ansiedade de fundo permanente;
  • Apreensão exagerada para as coisas geralmente não geradores de angústias;
  • Sensação de não controlar sua inquietudes;
  • Fadiga e problemas de sono;
  • Músculos sensíveis, às vezes dolorosos;
  • Concentração difícil;
  • Agitação, sobre excitação;
  • Tendência a ficar irritado facilmente, a ser irritado;
  • Dores e espasmos no ventre;
  • Às vezes uma associação com outros problemas ansiosos como a existência de ataques de pânico (aparição súbita de um estado de ansiedade maior, desaparecendo rapidamente).

Diagnóstico

para estabelecer o diagnóstico o médico deverá efetuar testes permitindo eliminar toda causa física ligada. É necessário que a ansiedade seja permanente e conheça seus picos de angústia. O diagnóstico é feito graças a um interrogatório da pessoa se queixando de problemas de ansiedade. Nos casos de problemas ansiosos em geral, esses problemas impedem que a pessoa viva normalmente suas atividades do cotidiano e durem depois diversos meses.

Tratamento

os elementos fontes de angústias devem ser evitados ao máximo. Alguns conselhos são previstos, como a parada do tabaco, álcool, a diminuição da quantidade de café consumido e uma atividade física regular. Um tipo de terapia, chamada de cognitivo-comportamental, encontra bons sucessos. Ela é geralmente acompanhada do consumo de medicamentos contra a angústia ou ansiolíticos, às vezes até antidepressivos. Aprender a reconhecer suas fontes de angústia e controlar suas manifestações, faz parte do tratamento. Os outros tratamentos que podem se mostrar muito eficazes são os métodos de relaxamento, a psicoterapia de suporte (pela escuta e des-dramatização), além da psicoterapia, psicanálise ou de grupo.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Problemas de ansiedade generalizada', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tricomonase
Síndrome de Hashimoto