problemas de ansiedade generalizada, ou transtornos ansiosos generalizados, fazem parte da antiga classificação das neuroses de angústia. Mais comumente presente nos jovens adultos e nas mulheres, trata-se de manifestações de angústias permanentes, de inquietudes dificilmente controláveis. Mais geralmente, esse problema facilmente encontrado em torno de 2% da população.
os problemas de ansiedade generalizada apresentam diversas manifestações:
para estabelecer o diagnóstico o médico deverá efetuar testes permitindo eliminar toda causa física ligada. É necessário que a ansiedade seja permanente e conheça seus picos de angústia. O diagnóstico é feito graças a um interrogatório da pessoa se queixando de problemas de ansiedade. Nos casos de problemas ansiosos em geral, esses problemas impedem que a pessoa viva normalmente suas atividades do cotidiano e durem depois diversos meses.
os elementos fontes de angústias devem ser evitados ao máximo. Alguns conselhos são previstos, como a parada do tabaco, álcool, a diminuição da quantidade de café consumido e uma atividade física regular. Um tipo de terapia, chamada de cognitivo-comportamental, encontra bons sucessos. Ela é geralmente acompanhada do consumo de medicamentos contra a angústia ou ansiolíticos, às vezes até antidepressivos. Aprender a reconhecer suas fontes de angústia e controlar suas manifestações, faz parte do tratamento. Os outros tratamentos que podem se mostrar muito eficazes são os métodos de relaxamento, a psicoterapia de suporte (pela escuta e des-dramatização), além da psicoterapia, psicanálise ou de grupo.