Muitas pessoas sofrem com dificuldades para se concentrar e realizar tarefas simples do dia a dia. Esse sintoma pode indicar uma série de problemas, desde apenas cansaço até depressão e, por isso, precisa ser avaliado com cuidado.
Quando algo vai mal no campo emocional, geralmente a concentração se perde. Desemprego, morte de pessoas queridas, problemas em relacionamentos e outras distrações são as principais causas da dificuldade de concentração, que precisa ter essa dor emocional tratada para minimizar os sintomas.
Além dos aspectos emocionais, a dificuldade de concentração pode indicar doenças como anemia, depressão e ansiedade. Em alguns casos, o uso de medicamentos para doenças graves também pode gerar uma dificuldade de se concentrar.
Esse mal se caracteriza como o momento em que há dificuldade de se concentrar por muito tempo. O déficit de atenção é causado por fatores genéticos e externos, que prejudicam o desempenho escolar, no trabalho e nos relacionamentos. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) deve ser diagnosticado por um especialista e pode ser tratado.
Algumas atitudes aumentam o poder de concentração, tais como reorganizar tarefas e rotinas, cuidar do lado emocional, tirar de perto tudo o que pode causar distração, manter uma alimentação equilibrada e procurar um médico, caso os sintomas persistam.
Foto: © Marcos-Mesa-Sam-Wordley - Shutterstock.com