A síndrome de Hashimoto, mais conhecida sob o nome de tireoidite de Hashimoto, é uma doença autoimune, ou seja, causada pela ação de anticorpos de defesa do organismo contra suas próprias células, neste caso localizadas na tireoide. Essa patologia se manifesta pela inflamação da glândula tireoide que gera uma corcunda no pescoço, chamada de bócio. A causa da síndrome de Hashimoto é a presença de anticorpos sanguíneos que se atacam às células da tireoide. Eles se atacam à tiroperoxidase, uma enzima entrando na fabricação de hormônios tireoidianos, e, em menor escala, à tiroglobulina, local da sua formação. Assim, a fabricação desses hormônios é perturbada e isso resulta em uma diminuição das funções sob sua dependência, da onde vem uma hipotireoide.
os sintomas da síndrome de Hashimoto são os mesmos de uma hipotireoide:
o diagnóstico da síndrome de Hashimoto é simples e a suspeita é reforçada pela análise sanguínea do TSH: quando ela é aumentada, é o sinal de uma hipotireoidia. A dosagem de anticorpos no sangue confirma o diagnóstico, geralmente associado a uma ultrassonografia da tireoide. A cintilografia ou biopsia tireoidiana não possuem interesse em prática.
o tratamento da síndrome de Hashimoto é hormonal. Ele consiste na administração de hormônios da tireoide para compensar a deficiência. A causa da doença sendo imunológica, esse tratamento será tomado pela vida inteira do paciente.
a síndrome de Hashimoto sendo hereditária, não existe meio de preveni-la.