Azoospermia

Faça uma pergunta

Definição

a azoospermia se define como uma ausência total de espermatozoides no esperma. Existem dois tipos de azoospermia: a excretória, também chamada de obstrutiva causada por uma ausência ou obstrução dos canais que transportam o esperma e a azoospermia secretória também chamada de não obstrutiva se trata de um problema na fabricação de espermatozoides, causado por uma patologia testicular, de origem genética, aparecer após uma infecção testicular, ou após utilização de alguns tratamentos. Em caso de impossibilidade prolongada por um casal que deseja ter filhos, diferentes exames serão realizados no casal, sendo no homem um espermograma permitindo estudar o número e aspecto de espermatozoides presentes no esperma.

Manifestações

a azoospermia pode se manifestar por:
Uma má formação congênita dos canais deferentes e de vesículos seminais colocados em evidência por uma técnica de imagem em caso de azoospermia obstrutiva;
Uma ejaculação retrógrada quando o esperma não é evacuado para o exterior, mas enviado para a bexiga;
Transtornos sexuais, ou até uma impotência em relação a um problema hormonal (sobretudo azoospermia secretória).

Diagnóstico

Uma amostra de esperma, após 3 dias de abstinência, é necessária para realizar um espermograma. O esperma é obtido pela masturbação, e é colhido em um bocal em vidro para ser rapidamente examinado. Essa coleta de esperma é simples, rápida, indolor e absolutamente fundamental.
Abaixo a composição de uma ejaculação considerada normal:
  • Volume: 2-5 ml
  • Número: 50-180 milhões de espermatozoides.
  • Mobilidade dos espermatozoides: 80% na emissão, 60% após 4 horas.
  • Morfologia dos espermatozoides: 60 a 80% de formas normais.
  • PH: 7,6 à 8,2
  • Frutose: > 1g/l

Tratamento

No caso de uma azoospermia obstrutiva, a cirurgia permite na maioria dos casos reestabelecer um transporte normal de espermatozoides.
As azoospermias de origem secretória foram durante anos consideradas incuráveis, causando uma esterilidade definitiva. Enquanto isso, estudos recentes demonstraram que é possível encontrar em 40 a 50% dos casos, alguns raros espermatozoides após uma biópsia testicular.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.

Este documento, intitulado 'Azoospermia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.