a balanite é uma doença exclusivamente masculina que se manifesta por uma inflamação da glande(pênis). A balanite é na maioria dos casos de origem infecciosa, e o germe pode ser transmitido por via sexual. Quando a inflamação afeta igualmente o prepúcio, falamos de balano-postite. Essa patologia é causada, na maioria dos casos, por uma higiene insuficiente no homem adulto.
a balanite se manifesta da seguinte maneira:
Placas vermelhas na glande;
Dores;
Irritação;
Escorrimenro no meato uretral (parte terminal do pênis);
Um inchaço da glândula com lesões do tipo de ulcerações de forma circular;
Odor forte.
O medico procede a um interrogatório que permite determinar os fatores que favorecem o surgimento de uma infecção tais como a ausência de circuncisão, a diabetes,imunidade baixa ou uma eventual infecção genital na parceira ou parceiro. Trata-se também de evocar as modalidades de higiene íntima. Se seguirá um exame clínico, principalmente genital além de uma palpação e às vezes de acordo com o tipo de balanite exames de sangue serão necessários.
É necessário eliminar a causa da doença e efetuar cuidados locais.
Em caso de persistência, como uma sobreinfecção, o médico administrará antibióticos. Se o prepúcio estiver muito estreito impedindo descobrir a glândula, causa que pode favorecer o surgimento da balanite, ou se existirem balanites muitos frequentes, uma circuncisão consistindo na retirada do prepúcio poderá ser considerada.
Conselhos de higiene são necessários, principalmente evitar produtos agressivos, sabões antissépticos, e favorecer uma boa limpeza além de uma boa secagem.