Bilharziose


Definição

a bilharziose, chamada também de esquistossomose é uma doença tropical que afeta milhões de pessoas no mundo e é responsável por milhares de mortes todos os anos. É uma doença crônica contraída com o contato com a água, o que permite a passagem de larvas parasitas através da pele. Existem diversos tipos da doença: principalmente a intestinal e urinária.

Manifestações

após a primeira fase na qual as larvas que penetraram na pele, elas migram até os órgãos e lá se instalam (duração de 1 a 6 semanas) e causam sinais como febre, problemas respiratórios, coceiras, diarreias, dores de cabeça, com a bilharziose se manifestando por:
  • Dores abdominais e uma diarreia intensa em sua forma intestinal;
  • Sangramentos urinários na sua forma urinária;
  • Um aumento do tamanho do fígado em sua forma hepática;

Diagnóstico

trata-se de descobrir os ovos do parasita. Efetuamos então uma biópsia do reto, ou uma análise das urinas e fezes.

Tratamento

atualmente, o tratamento é feito com antiparasitário ( praziquantel"). Ele cura todas as espécies de bilharzioses. Em caso de contaminação provável

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Bilharziose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Balanite infantil - Causas, sintomas e tratamento
Blenorragia