Antibiograma

Um antibiograma é um teste microbiológico realizado para determinar a suscetibilidade de uma colônia bacteriana a um antibiótico.

O que é um antibiograma

O antibiograma permite definir para cada antibiótico se a bactéria é sensível (antibiótico eficaz), moderadamente sensível (antibiótico eficaz sob certas condições) ou resistente (antibiótico ineficaz). O teste mede a capacidade de um antibiótico inibir o crescimento bacteriano. Portanto, avalia a eficácia de um antibiótico sobre as bactérias.

Para que serve um antibiograma

Nem todo antibiótico é eficaz contra qualquer bactéria e testes de sensibilidade ajudam o médico a escolher o antibiótico que deve ser prescrito. Ele permite determinar o antibiótico mais eficaz no caso de uma infecção bacteriana e, portanto, indica qual o tratamento mais adequado para eliminar a doença que acomete o paciente.

Antibiograma e resistência bacteriana

Nos últimos anos, o antibiograma ganhou relevância ainda maior devido ao aumento da preocupação de médicos e cientistas com o fenômeno da resistência bacteriana. Atualmente, já existem bactérias que não são afetadas por nenhum dos tipos de antibióticos disponíveis no mercado. Isso se deve principalmente ao uso desregrado dessa classe de medicamentos nas décadas anteriores e ao fato de muitas pessoas abandonarem o tratamento pela metade após o desaparecimento dos sintomas.

Como é feito um antibiograma

Em primeiro lugar, é recolhida uma amostra de sangue, saliva, urina ou fezes do paciente com suspeita de infecção bacteriana. Em seguida, esse conteúdo é colocado em agar, um meio de cultura que favorece o desenvolvimento das bactérias. Por fim, esses micro-organismos são expostos a uma série de antibióticos para que se saiba qual deles foi capaz de impedir o crescimento da colônia de bactérias e, portanto, é o mais indicado para o tratamento da doença.

Resultados do antibiograma

Os resultados de um antibiograma podem variar de um laboratório para outro. Portanto, é melhor consultar um médico a fim de interpretar o resultado corretamente e prescrever o tratamento mais adequado.

Foto: © Fotolia.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Antibiograma', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade