Vacina BCG: para que serve

A vacina BCG é indicada para prevenir a tuberculose. Criada em 1920, em Paris, na França, seu nome significa bacilo de Calmette e Guérin (BCG), em homenagem aos cientistas que desenvolveram a imunização, hoje usada em todo o mundo.

Composição da vacina BCG

A vacina BCG utiliza bactérias causadoras da tuberculose em suas formas atenuadas. Apesar de não provocarem a doença, a inoculação desses patógenos na corrente sanguínea estimula a produção de anticorpos, o que garante imunidade a essas bactérias em caso de infecção. Fala-se, nestes casos, em imunização ativa.

Atuação da vacina BCG

Sua maior eficácia é contra as formas graves da tuberculose (tuberculose do sistema nervoso, pulmonar disseminada, óssea). Já contra suas formas simples não há proteção de 100%. Ela protege, principalmente, contra a disseminação sanguínea, que gera as formas mais graves da doença.

Aplicação da vacina BCG

A BCG é aplicada por via intradérmica no braço direito. Nos dias seguintes à vacinação ocorre um pequeno inchaço no local, que desaparece após alguns dias. Essa vacina deixa uma 'marquinha' na área que recebeu a vacina que acompanhará a pessoa por toda a vida.

Quando tomar a vacina BCG

A vacina BCG deve ser aplicada o quanto antes, de preferência nos primeiros meses de vida do bebê. Atualmente, esta vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e pode ser encontrada gratuitamente em qualquer unidade básica de saúde.

Reações adversas à vacina BCG

A BCG não costuma provocar reações adversas graves. Geralmente, a única reação percebida é o aparecimento de febre ou inchaço no local da vacina.

Cicatriz da vacina BCG

A cicatriz deixada pela vacina BCG é seu traço mais característico e muito já se falou a respeito desta marca. Ela se desenvolve pois, ao primeiro sinal da presença das bactérias, o sistema imunológico ataca os patógenos, provocando uma inflamação do local. Ao longo do tempo, esse nódulo evoluirá para uma pústula, depois uma ferida até a cicatrização, deixando a marca bastante conhecida.

Foto: © Oksana Kuzmina - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Vacina BCG: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.