Coqueluche

Faça uma pergunta

Definição

a coqueluche é um problema respiratório causado por uma bactéria: Bordetella pertussis chamada também de bacilo de Bordet e Gengou. Os casos de coqueluche são raros na França, em função de campanhas de vacinação. A coqueluche é uma doença particularmente perigosa para os recém-nascidos não vacinados, mas pode também afetar os adulto cuja vacina não estiver em dia. Trata-se de uma doença infecciosa muito contagiosa cuja contaminação se faz unicamente entre seres humanos.

Manifestações

o período de incubação (período que separa o momento da contaminação de aparição dos primeiros sintomas) dura em média 10 dias. Os primeiros sintomas parecem ser uma simples gripe: rinite, tosse seca sobretudo à noite, e leve febre. Após uma dezena de dias dessa fase chamada de catarral, a doença entra na sua fase crítica, com a aparição de acessos de tosse característicos cujo acesso aumentando progressivamente em intensidade e frequência. O esquema de uma quinta é típico: período de agitação e depois uma inspiração profunda seguida de movimentos de tosse, até 20 em seguida às vezes com uma criança dando a impressão de se estufar além de grande inspiração barulhenta chamada de reprise e descrita como parecendo o canto de um galo (da onde vem o nome de coqueluche). A repetição de diversas dessas sequências define a quinta.

Diagnóstico

o diagnóstico é feito diante da descrição pelos pais dos episódios de quintas e o contexto: ausência de vacinação, e o contato no mês precedente com outra pessoa suspeita de coqueluche. Após um exame clínico, um exame de sangue é feito para procurar um aumento dos linfócitos é um elemento que conforta o diagnóstico. Às vezes, amostras de catarros são efetuadas para procurar uma amplificação gênica de PCR.

Tratamento

no bebê com menos de 6 meses, a doença pode causar um destresse respiratório e ser mortal. A hospitalização é portanto prevista com um isolamento e um tratamento antibiótico por macrolidos para evitar o contágio. Em outros casos, o tratamento consiste em colocar em prática um antibiótico, por via oral associada a uma necessidade de ficar em casa por pelo menos uma semana. Manter as vacinas em dias é igualmente importante. O status vacinal do entorno do doente deve ser igualmente verificado e em caso de dúvida, um tratamento antibiótico é previsto além da atualização das vacinas.

Prevenção

a prevenção passa pela vacinação dos recém-nascidos. Um calendário vacinal é colocado em prática na França para prevenir esse tipo de doença. A doença da coqueluche é administrada aos 2, 3 e 4 meses e depois lembretes são feitos sistematicamente aos 18 meses, e depois em torno dos 11 a 12 anos.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Coqueluche', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.