Entre as dores mais comuns na região das costas, a lombalgia representa aquela situada na área lombar, na parte inferior da coluna.
Geralmente, a lombalgia aguda é causada por um esforço forte e intenso ou sessões de esporte sem aquecimento prévio. Pode, ainda, ser decorrente de uma torção nas articulações situadas entre as vértebras, bem como hérnia de disco. Um tratamento médico deve aliviar as dores, que geralmente desaparecem de forma espontânea após alguns dias. Semelhante à lombalgia, a lombociatalgia também gera dores que se irradiam para todo o nervo ciático.
A lombalgia pode ser dividida em lombalgia aguda e crônica. A primeira gera dores repentinas e agudas, localizadas na parte baixa das costas, gerando perda de mobilidade e rigidez muscular, com dificuldade para caminhar na posição ereta. As dores aumentam durante a movimentação ou quando a pessoa tosse ou defeca.
A posição adotada pelo paciente logo quando surgem as primeiras dores é importante na hora de diagnosticar esse mal. Depois, a zona dolorida é apalpada, definindo os danos causados e o nível de dor. A descrição dos sintomas e esforços feitos nos últimos dias complementa o diagnóstico.
O tratamento da lombalgia envolve uma série de medidas a serem tomadas pelo paciente sob orientação de seu médico. Veja algumas delas abaixo.
No estágio inicial da lombalgia, o tratamento é feito com medicamentos para aliviar a dor, podendo ser analgésicos ou anti-inflamatórios. Podem ser prescritos ainda relaxantes musculares.
O repouso do paciente não é recomendado, já que, após aliviar as dores iniciais, caminhar ajuda a aliviar os sintomas e a recuperar a força física. Além disso, a prática de exercícios aeróbios estimula o fortalecimento dos músculos das costas, evitando que novas dores surjam.
Junto à atividade física, sessões de fisioterapia podem ser indicados durante o período de recuperação do paciente. Centros de fisioterapia bem equipados dispõem de uma série de aparelhos que ajudam a recuperar as boas condições dos músculos das costas do paciente.
Para prevenir a lombalgia, é recomendável evitar o transporte de objetos pesados e, caso seja necessário, manter a coluna reta, posicionando o peso sobre as pernas. Fazer um aquecimento antes das atividades físicas também é uma medida indicada.
Foto: © chingyunsong - Shutterstock.com