a doença de Basedow é uma doença autoimune, ou seja, uma doença gerada pelo organismo diante dos seus próprios tecidos ou células. Trata-se de uma autoagressão do organismo contra a glândula tireoide. A consequência desta patologia é uma produção muito importante de hormônios da tireoide causando um aumento do tamanho da glândula e um hipertiroidismo, aumento da taxa de hormônios da tireoide no organismo. O hipertiroidismo é uma doença grave que pode ser acompanhada de transtornos cardíacos e oculares. Essa patologia é mais comum em mulheres do que em homens.
a doença de Basedow se manifesta por:
a doença de Basedow é detectada biologicamente por um exame de sangue com o objetivo de dosar a quantidade de hormônios da tireoide e detectar a presença de anticorpos. Podemos também recorrer a imagem, através de um ultrassom ou um doppler, mas sobretudo com a ajuda de uma cintilografia da tireoide, exame permitindo observar a fixação de iodo sobre a tireoide.
três tipos de tratamento existem. Um conserva a tireoide regulando o seu funcionamento para amenizar o paciente e lhe evitar problemas como taquicardia podendo provocar uma insuficiência cardíaca grave. Esse tratamento é a base de medicamentos e consiste em tomar um antitireoidiano de síntese durante um longo período ou até a vida toda. Em caso de reincidência, ou o tratamento conservador é reconduzido, ou ele pode um desses dois tipos de tratamento pode ser feito: retirada da tireoide por via cirúrgica (mais radical), mas que requer a tomada de hormônios da tireoide em seguida, ou a utilização de iodo radioativo destruindo uma parte da glândula.