Dioptria - Definição


Definição de dioptria

A dioptria é uma unidade de medida utilizada na ótica. Ela determina a medida das capacidades de refração, mudança de trajeto dos raios luminosos, enquanto eles atravessam um meio natural como o olho, ou artificial como lentes de óculos ou lentes de contato. Essa unidade permite calcular o grau de correção dos óculos utilizados pela miopia, ou hipermetropia. Quanto mais a dioptria for elevada, maior a correção é importante. Para corrigir a miopia, lentes divergentes são utilizadas e a sua dioptria é negativa. É o inverso para a hipermetropia com lentes convergentes e uma medida positiva de dioptria.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de novembro de 2017 às 11:41 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Dioptria - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Diagnóstico diferencial - Definição
Dedo inchado - Definição