Glúten - Definição

Setembro 2017


Definição de glúten

O glúten é uma substância contida essencialmente nos cereais. Com o amido, constitui uma grande parte da reserva energética da semente. O glúten é composto de proteínas, ácidos graxos e açúcar. Ele represente a maior parte das proteínas do trigo e é contido na cevada e no centeio. Alguns indivíduos apresentam uma intolerância ao glúten, chamada também de doença celíaca. Outros são alérgicos ao glúten, possuindo sintomas como dores abdominais, vômitos e perdas de peso, diarreias. Após testes de confirmação desta intolerância, os alimentos que contêm glúten devem ser eliminados da alimentação dos doentes, e as carências devem ser compensadas.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 31 de janeiro de 2017 às 09:40 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Glúten - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.