Amido - Definição


Definição de amido

O amido é um carboidrato complexo e reserva energética principal dos vegetais, estando presente em cereais, leguminosas, tubérculos, frutas e raízes. Ele faz parte dos açúcares lentos e de difícil digestão. As enzimas digestivas, entre as quais estão a amilase e o suco gástrico, garantem a sua decomposição em glicose, molécula assimilável pelas células. O consumo do amido é aconselhado no âmbito da prática esportiva. O amido é utilizado na cozinha para engrossar ou dar liga nas preparações. Ele é igualmente utilizado na fabricação de edulcorantes, como o xarope de milho utilizado em doces.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de dezembro de 2017 às 12:58 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Amido - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Anemia hipocrômica - Definição
Aneurisma - Definição