Histamina - Definição

Novembro 2017


Definição de histamina

A histamina é uma molécula secretada por algumas células do organismo, majoritariamente os glóbulos brancos, quando o organismo está em contato com uma substância a qual ele é hipersensível. A histamina também possui papel na digestão, estimulando a secreção do suco gástrico necessário para digerir os alimentos e, no sistema nervoso central, ela está envolvida no processo de despertar o indivíduo.

Nos fenômenos alérgicos, a histamina é liberada por alguns glóbulos brancos e sua ação gera dilatação dos pequenos vasos sanguíneos chamados de capilares, aumentando a liberação de água pelos vasos e causando edema (inchaço localizado). Além disso, esse mediador químico está presente nas coceiras de muitas alergias. Para conter os sintomas que ocorrem com a liberação da histamina, é indicado o uso de medicamentos anti-histamínicos.
Publicado por asevere. Última modificação: 18 de fevereiro de 2016 às 16:08 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Histamina - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.