HPV 16 - Definição

Definição de HPV 16

O HPV ou papilomavírus humano é uma família de vírus com diferentes subtipos responsáveis por lesões cutâneas ou nas mucosas do corpo, principalmente as sexuais. O HPV está envolvido nas verrugas, mas também em algumas doenças sexualmente transmissíveis que podem causar lesões pré-cancerígenas do colo do útero na mulher.

O HPV 16 afeta especificamente as mucosas genitais e por isso o risco de evolução cancerígena é elevado. A infecção pode se manifestar por pequenas lesões na região da vulva ou vagina e a presença do vírus pode ser identificada pela coceira produzida. A prevenção da infecção inclui relações sexuais protegidas. Além disso, existe há alguns anos uma vacina preventiva contra os tipos de papilomavírus mais frequentemente encontrados em casos de câncer do colo do útero, do qual o HPV 16 faz parte.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'HPV 16 - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade