Esfíncter da bexiga - Definição

Dezembro 2017


Definição de esfíncter da bexiga

Os esfíncteres da bexiga são músculos circulares que controlam o fenômeno da micção. Existem dois: um esfíncter interno localizado no colo da bexiga e um esfíncter externo que é controlado por vontade própria para impedir perdas urinárias. Quando uma grande quantidade de urina está contida na urina, uma pressão é exercida sobre o esfíncter do colo da bexiga que se relaxa. A urina chega ao esfíncter de comando voluntário, que é contraído pelo o paciente para impedir a perda urinária. Em caso de patologia afetando os esfíncteres, uma incontinência urinária pode surgir. Falamos de insuficiência do esfíncter que causa uma incontinência urinária.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 15:14 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Esfíncter da bexiga - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.