Arilsulfatase A (ASA) - Definição

Fevereiro 2018


Definição de arilsulfatase A

A arilsulfatase é uma enzima que degrada os lipídios chamados de esteres-sulfatos. Existem dois tipos principais, o A e o B. Em caso de deficiência de arilsulfatase A (ASA), uma patologia chamada de doença de Scholz-Greenfield é observada. Quando trata-se de deficiência da arilsulfatase B, a doença de Martoteaux-Lamy ou nanismo polidismórfico se manifesta.

A doença de Scholz-Greenfield também chamada de leucodistrofia metacrômica infantil familiar é portanto uma doença hereditária na qual se acumulam os esteres-sulfatos essencialmente no sistema nervoso que causa na idade de 2 anos problemas neurológicos como transtornos para caminhar, uma deterioração cognitiva e depois a morte em alguns anos.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 17:52 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Arilsulfatase A (ASA) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Articulação - Definição
Asma atópica - Definição