Asma atópica - Definição

Definição de asma atópica

A asma atópica é a existência de sintomas de asma surgindo em um indivíduo atópico. A atopia é uma susceptibilidade genética a desenvolver alergias, por isso a asma atópica, ou asma alérgica, é geralmente associada à existência de um eczema ou outras reações de hipersensibilidade. Durante uma alergia, substâncias chamadas de alérgenos podem provocar uma crise de asma com uma constrição e obstrução pela secreção de muco dos brônquios, o que causa problema respiratório.

Esse tipo de asma surge, portanto, muito frequentemente em crianças e os alérgenos são procurados por testes e geralmente identificados como acarianos, de poeiras, pelos de animais e pólen. O tratamento da asma se faz da mesma forma que toda asma habitual, com diversas medidas para tratar a causa.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Asma atópica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade