Qual o risco de estalar os dedos


É possível estalar todas as articulações do corpo, desde o dedo mindinho até o pescoço e tornozelos, ao dobrá-las ou torcê-las ligeiramente. Estalar as articulações, especialmente os dedos, representa para algumas pessoas um prazer. Outras, no entanto, dizem que há riscos de deformação dos dedos de quem possui esse hábito. Saiba a verdade sobre esse tema.

Bolhas de ar ao estalar os dedos

As articulações são locais de união entre dois ossos e contêm cavidades em que há um fluido chamado fluido sinovial. Este fluido viscoso tem a função de limitar os atritos na articulação. Quando a pressão diminui nestas cavidades, bolhas de ar podem se formar no fluido sinovial. São as bolhas que estouram quando estalamos as articulações. É isto que provoca o ruído característico. Você tem que esperar cerca de 20 minutos antes que volte a se formar bolhas de ar e antes de estalar a mesma articulação.

Risco de artrite ao estalar os dedos

Vários estudos parecem mostrar que estalar as articulações regularmente não traz risco de artrite ou outras doenças comuns nas articulações. No entanto, estes estudos não são conclusivos e é difícil realmente apresentar uma confirmação sobre esta questão. A princípio, estalar os dedos não é perigoso.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Qual o risco de estalar os dedos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade