Como escolher seu médico de confiança

Agosto 2017



A escolha do seu médico de confiança é livre. Esse profissional pode ser um clínico geral, médico de família ou especialista e suas funções podem se estender ou não para outros membros de sua família. Caso você tenha plano de saúde, é importante informar os dados do médico à empresa para que eles comuniquem o profissional em situações de emergência.

O que levar em conta para escolher seu médico de confiança

A escolha do seu médico de confiança não pode ser feita de um dia para outro. É importante desenvolver uma boa relação com o profissional antes de definir que ele será o responsável por definir desde qual remédio você deve tomar para um simples resfriado até em qual hospital você será levado em caso de uma emergência.

Por conta disso, além da confiança, é essencial saber as qualificações do médico, suas especialidades, convênios com planos de saúde e sua relação com outros profissionais e trânsito em hospitais públicos e particulares.

Por fim, descubra sobre a disponibilidade do médico. Um profissional com uma lista muito extensa de pacientes e obrigações pode não estar ao seu alcance a qualquer momento. Tenha o telefone comercial e pessoal do médico e um cartão com nome e telefone na carteira para situações de atendimento de emergência na rua.

Por que mudar de médico de confiança

Você é livre para mudar seu médico de confiança a qualquer momento. Essa decisão, no entanto, deve ser tomada com cuidado e feita somente em casos extremos como desentendimentos graves ou mudança de cidade.

A vantagem de manter o mesmo médico de confiança é que ele terá uma visão geral sobre seu estado de saúde, conhecimento detalhado dos problemas enfrentados ao longo do tempo e medicamentos tomados.

Fazer essa mudança exigirá que você transmita todas essas informações ao novo médico. Porém, o mais complicado na maioria dos casos é a construção da relação de confiança entre paciente e médico, essencial nesses casos.

Foto: © Rob Stark - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 21 de junho de 2017 às 12:35 por IsraelCCM.
Este documento, intitulado 'Como escolher seu médico de confiança', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.