Divertículo do cólon


Definição

o divertículo do cólon se apresenta em forma de uma bolsa cujo tamanho pode variar desde alguns milímetros até mais de um centímetro. Ele é consequência de uma hérnia da mucosa do cólon através da camada muscular nas zonas de fraqueza da parede. Ele se forma sobretudo no cólon sigmoide, ou seja, a última parte do cólon. Falamos na presença de diversos divertículos de diverticulose cólica (sigmoidiana se ele afeta apenas o cólon sigmoide). Os divertículos aparecem sobretudo nos indivíduos com mais de 50 anos e sua presença cresce com a idade. Esses divertículos podem existir sem provocar complicações durante diversos anos. Enquanto isso, durante a inflamação de um divertículo, é a diverticulite que surge em resposta à estagnação dos materiais fecais causando uma multiplicação microbiana.

Manifestações

a diverticulose coloca é geralmente latente com uma ausência de sintomas. A diverticulite ou sigmoidite diverticular se manifesta por:
  • Febre;
  • Dores abdominais esquerdas;
  • Oclusão ou hemorragias, sinais de complicações.

Diagnóstico

para descobrir os divertículos, um scanner pode ser realizado. Após injeção de um produto de contraste, ele mostra sinais de espessamento da parede do cólon em casos de diverticulose ou sinais de inflamação dessa parede em casos de diverticulite. O exame de escolha é uma colonoscopia, para visualizar o interior do cólon, mas que deve ser realizado com pelo menos um mês após o surgimento da diverticulite, pois existe um risco de perfuração. O lavamento bário é também um bom método de diagnóstico. Trata-se de um exame radiológico que permite visualizar o intestino graças a um líquido radio opaco.

Tratamento

os tratamentos variam em função do grau de inflamação e de infecção dos divertículos. Os casos mais benignos serão tratados graças a uma dieta além de um regime alimentar particular, pobre em resíduos e a prescrição de antibióticos e analgésicos. Em casos mais avançados, procedemos à retirada de um segmento do cólon, único meio de prevenir a aparição de uma nova crise.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Divertículo do cólon', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Divertículo de Meckel
Difteria