a dislexia é um transtorno de aprendizagem da leitura ligado a uma dificuldade de identificar as letras, sílabas e as palavras. Ela se manifesta na ausência de toda deficiência visual, auditiva, motor ou intelectual. Existem diversos tipos de dislexias: a dislexia fonológica ou disfonética, a dislexia da superfície ou léxica, a dislexia mista associando os dois tipos precedentes. A disortografia é um transtorno específico de aprendizagem da escrita que consiste em uma dificuldade de reconhecimento, de compreensão e reprodução dos símbolos escritos. Esses dois transtornos são frequentemente associados.
a maioria das pessoas afetadas pela dislexia ou disortografia, não apresentam nenhum retardo, seja qual for, até o momento onde elas são confrontadas pela aprendizagem da leitura e da ortografia.
Os sintomas da dislexia são:
Os sintomas da disortografia são parecidos dos da dislexia, mas se exprimem na escrita:
Ele é indispensável para detectar a dislexia ainda cedo, pois ela é responsável por um número elevado abandono escolar. Testes psicológicos são necessários para identificar os transtornos psiquiátricos, relacionais ou afetivos como é necessário eliminar os transtornos oftalmológicos. A ortofonista procede a diferentes testes para detectar a natureza da dislexia.
o indivíduo sofrendo de dislexia ou de disortografia pode ver uma melhora através de sessões de reeducação ortofônica.