Polineuropatia diabética - Definição


Definição de polineuropatia diabética

A polineuropatia diabética é uma das formas mais comuns de neuropatia diabética, complicação neurológica da diabetes que afeta os nervos periféricos. É caracterizada pela deterioração de ambos os lados do corpo de forma simétrica, com dores nervosas como queimaduras ou sensações de esmagamento, perda de sensibilidade e formigamentos, principalmente nos membros inferiores, de aparição e agravamento progressivos.

É possível diminuir os riscos e efeitos com controle glicêmico regular e tratamento médico que equilibre o quadro de diabetes, pois é o excesso de açúcar no sangue que está na origem do problema. A polineuropatia diabética afeta principalmente membros inferiores, pois são nervos de fibras mais longas que são afetados.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de fevereiro de 2018 às 16:44 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Polineuropatia diabética - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Polineurite - Definição
Neutrófilos baixos - Definição