Hidrocele

Faça uma pergunta

O hidrocele é um vazamento líquido no escroto. Ele surge às vezes no adulto sem que identifiquemos a causa, ou pode ser causado por um traumatismo, uma patologia do escroto ou um câncer mais raramente. O hidrocele também pode afetar os bebês: os testículos descem a partir da cavidade abdominal ao escroto no momento do nascimento. Normalmente a descida é seguida pelo fechamento do pequeno canal pelo qual os testículos desceram. Ou, se o canal continuar aberto, ele pode resultar em um acúmulo de líquido no testículo, e por consequência causar inchaço: isso é responsável por um hidrocele comunicante.

Manifestações

os sintomas de hidrocele são os seguintes:
  • Um aumento unilateral ou bilateral da bolsa escrotal;
  • A ausência de dores, mas a presença de um incômodo.

Diagnóstico

o diagnóstico do hidrocele é feito após exames físicos. Após ter efetuado a palpação, o médico utiliza uma luz colocada do outro lado da bolsa escrotal para ver se ela é transiluminável": vemos a luz passar através da bolsa. Um ultrassom pode confirmar o diagnóstico: esse recurso ao ultrassom pode confirmar o diagnóstico e de verificar a ausência de lesão testicular.

Tratamento

existem diversos tratamento para o hidrocele. O tratamento cirúrgico é utilizado nas crianças em casos de hidrocele comunicante. Essa técnica consiste em abrir a bolsa
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Hidrocele', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.