O hidrocele é um vazamento líquido no escroto. Ele surge às vezes no adulto sem que identifiquemos a causa, ou pode ser causado por um traumatismo, uma patologia do escroto ou um câncer mais raramente. O hidrocele também pode afetar os bebês: os testículos descem a partir da cavidade abdominal ao escroto no momento do nascimento. Normalmente a descida é seguida pelo fechamento do pequeno canal pelo qual os testículos desceram. Ou, se o canal continuar aberto, ele pode resultar em um acúmulo de líquido no testículo, e por consequência causar inchaço: isso é responsável por um hidrocele comunicante.
os sintomas de hidrocele são os seguintes:
o diagnóstico do hidrocele é feito após exames físicos. Após ter efetuado a palpação, o médico utiliza uma luz colocada do outro lado da bolsa escrotal para ver se ela é transiluminável": vemos a luz passar através da bolsa. Um ultrassom pode confirmar o diagnóstico: esse recurso ao ultrassom pode confirmar o diagnóstico e de verificar a ausência de lesão testicular.
existem diversos tratamento para o hidrocele. O tratamento cirúrgico é utilizado nas crianças em casos de hidrocele comunicante. Essa técnica consiste em abrir a bolsa