a hidrocefalia é uma patologia neurológica. Ela se manifesta pelo aumento do volume de líquido cefalorraquidiano, líquido banhando o cérebro e a medula espinhal. Existem diversos tipos de hidrocefalia: a hidrocefalia de pressão normal que é uma forma particular de hidrocefalia crônica de adulto e hidrocefalia obstrutiva, secundária a uma obstrução da circulação do líquido cefalorraquidiano, causada entre outros pelos tumores cerebrais ou após uma hemorragia subaracnóide.
em casos de hidrocefalia de constituição rápida, ela causa a dilatação das cavidades situadas no encéfalo; a caixa craniana sendo inextensível, ele pode resultar em uma compressão dos tecidos situados no crânio e de consequências neurológicas; a síndrome de hipertensão intercraniana causa como consequências clínicas:
Os sinais de uma hidrocefalia de pressão normal nos adultos são os seguintes:
Em caso de suspeita clínica, a hidrocefalia será detectada através de uma imagem cerebral, scanner ou IRM, que se tornou o exame de referência para esse tipo de patologia. Esse exame revelará a dilatação dos ventrículos cerebrais.
em caso de hidrocefalia de pressão normal, uma punção lombar por picada nas dores permite retirar o líquido cefalorraquidiano na medula espinhal. Isso tem como efeito a melhora dos sintomas. As punções podem ser repetidas ou colocar em lugar uma derivação ventricular externa para evacuar o líquido em excesso de maneira crônica se possível. O tratamento da hidrocefalia aguda é neurocirúrgico. O cirurgião efetuará uma derivação ventricular externa em urgência.