Impetigo

Faça uma pergunta

Definição

o impetigo é um problema cutâneo bacteriano relativamente comum, que afeta em particular as crianças jovens, até os adultos geralmente em forma de uma sobre infecção. Muito contagioso e geralmente responsável por epidemias escolares, o impetigo é uma doença benigna. Ele pode ser causado por duas diferentes bactérias, o estreptococo e/ou o estafilococo dourado. Eles se introduzem geralmente sobre zonas da pele fragilizadas e já afetadas por uma lesão (arranhões, picadas de insetos, cortes, eczema ...).

Manifestações

o impetigo aparece geralmente inicialmente no rosto próximo a orifícios principalmente do nariz e da boca. Mas ele pode igualmente se estender para o couro cabeludo, nádegas, até os braços e as pernas, por auto-contaminação (coçar as feridas). Essas erupções cutâneas tem a forma de cachos, de botões avermelhados parecidos com vesículas. Essas bolhas em seguida começam a vazar, depois secam e se cobrem com uma crosta amarelada. As lesões não são habitualmente dolorosas. Nos bebês existem uma forma muito característica ou as lesões se parecem com bolhas de em torno de 1 cm que tem a tendência a se propagar rapidamente.

Diagnóstico

o aspecto clínico faz geralmente o diagnóstico. Uma amostra não é realizada a não ser em caso de dúvida diagnóstica e de precisar de identificação do germe em causa.

Tratamento

Ele consiste antes de tudo em aplicar medidas e cuidados de higiene para evitar os riscos de propagação sobre o corpo e contágio a outros. Para as crianças, é aconselhado fazê-las se lavar cotidianamente com sabão duas vezes ao dia, e com antissépticos durante uma semana a dez dias. É igualmente aconselhado trocar frequentemente a roupa de cama e suas roupas, para evitar que eles não toquem suas lesões, retirar a criança da escola durante alguns dias. Se essas medidas não forem suficientes, o médico poderá prescrever tratamentos antibióticos.

Prevenção

Prevenir os riscos de impetigo passa por uma boa higiene corporal, principalmente limpar regularmente as pequenas lesões cutâneas onde o impetigo se propaga mais facilmente. Além disso, trata-se de evitar todo contato com uma pessoa já infectada.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Impetigo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.