Infecção urinária


Definição

a infecção urinária é um termo que designa uma infecção da base do aparelho urinário, ou seja, não sobem acima da bexiga. A cistite, inflamação da bexiga, é a infecção urinária mais frequente, e afeta quase todas as mulheres. De maneira geral, e por razões anatômicas, principalmente o tamanho curto da uretra, tubo que conduz a urina da bexiga para o exterior, a infecção urinária afeta muito mais as mulheres do que os homens. Ela também é comum nas crianças. Ela pode ser causada pela presença de uma bactéria tendo contaminado as urinas, ou às vezes uma micose ou fungo. A infecção urinária baixa simples afeta mulheres entre 15 e 65 anos.

Manifestações

a cistite se manifesta por sinais inconstantes: dores e sensações de queimação durante as micções (ato de urinar), necessidades de urinar mais frequentes, vontades urgentes às vezes com perdas, urinas com problemas ou odor ruim, e às vezes sangue na urina. A infecção urinária baixa não se acompanha jamais de febre. Em caso de febre, esse sinais faz suspeitar de uma ascensão do germe em causa até os rins: uma pielonefrite pode estar presente.

Diagnóstico

o diagnóstico se faz sobre uma amostra de urina, idealmente após uma limpeza íntima correta e sobre as urinas do meio da micção: uma bandagem urinária é colocada na urina e coloca em evidência glóbulos brancos na urina com a ajuda de uma reação por código de cor sobre essa bandagem sinalizando infecção. A presença de nitratos sinaliza uma origem bactéria e conduz à realização de um exame citobacteriológico das urinas (ECBU) realizado em laboratório o que permitirá identificar a bactéria e sua sensibilidade a diferentes antibióticos.

Tratamento

como para toda doença infecciosa, a prescrição de antibióticos é o tratamento mais indicado. A duração da antibioticoterapia varia de uma única dose até doses maiores sobre diversos dias e dependerá de algumas características do paciente.

Prevenção

para reduzir os riscos, é importante beber bastante água, não reter suas vontades de urinar durante muito tempo e melhorar sua higiene íntima nas zonas anal e vulvar, após ter urinado ou defecado.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Infecção urinária', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Impetigo
Infecção urinária nas crianças