Infecção urinária nas crianças


Definição

a infecção urinária nas crianças, assim como nos adultos, se define pela presença de germes nas urinas que se acumulam na bexiga. Ela afeta mais comumente as meninas do que os meninos e é uma das infecções mais comuns na pediatria.

Manifestações

nas crianças com menos de dois anos incapazes de exprimir seus sintomas, diversos sinais podem alertar sobre uma possível infecção urinária: febre isolada (sem causa aparente), fadiga, perda de peso, transtornos digestivos. Na presença desses sintomas, e para evitar toda complicação, é importante consultar um médico para um exame clínico para procurar a causa dos sintomas. Para uma criança de mais idade, capaz de nomear os seus problemas, ela se queixará de dores abdominais ou sensações de queimações no momento de urinar. Urinas problemáticas ou contendo sangue são também os sinais potenciais de uma infecção.

Diagnóstico

o diagnostico de uma infecção urinária nas crianças se baseia sobre uma faixa urinária após limpeza correta do meato urinário nos meninos e na vulva nas meninas. As urinas do meio do jato são idealmente retiradas. Em uma criança ainda não limpa, um coletor urinário após desinfecção pode ser utilizado. Em caso de reação positiva sobre a faixa significa a presença de glóbulos brancos, a infecção urinária é confirmada. Em caso de presença de nitratos, a infecção bacteriana é confirmada. Um exame citobacteriológico das urinas (ECBU) enviado ao laboratório permitirá confirmar o diagnóstico, de procurar o germe em causa e de analisar a sensibilidade a diferentes antibióticos.

Tratamento

As vias terapêuticas para a cura são as mesmas que nos adultos: a tomada de antibióticos (sobre prescrição) é de fato o meio mais confiável de lutar contra a infecção. Em caso de febre, um antipirético por via intravenosa é necessária nos primeiros dias além da realização de um ultrassom do aparelho urinário em alguns dias. De maneira geral, é necessário bem curar a higiene local da criança, de trocar frequentemente as fraldas, e sempre limpar as nádegas de um bebê da frente pra trás (para evitar que os germes das fezes não venham contaminar o aparelho urinário).
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Infecção urinária nas crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Infecção urinária
Infecções nosocomiais