o fenômeno das impaciências nas pernas, também chamado de síndrome das pernas sem repouso, é um problema neurológico com causas ainda não descobertas com certeza absoluta. As impaciências surgem em período de sono, repouso ou inatividade, favorecidos por uma posição sentada ou deitada. Os sintomas tem tendência a serem mais marcados à noite, e além disso se agravar com a idade. Vale ressaltar que alguns medicamentos podem ser responsáveis por sintomas próximos dessa patologia.
sensações desagradáveis de formigamentos, contrações musculares ou pequenas descargas elétricas são sentidas durante períodos nos membros inferiores. Elas se acompanham por uma necessidade incontrolável de mexer as pernas. De fato, os sintomas terão a tendência a rapidamente desaparecer desde que o paciente mude de posição ou comece a andar, atitude geralmente necessária para permitir que as pessoas sofram para conseguir dormir. Durante a noite, acessos súbitos e incontroláveis das pernas vêm igualmente para atrapalhar o sono, principalmente na hora de dormir, e podendo atrapalhar a qualidade do sono.
Para amenizar momentaneamente esses problemas, é necessário de fato andar, de alongar e efetuar movimentos das pernas, eventualmente as massagear. Para um tratamento mais profundo, existem diferentes medicamentos que podem ser prescritos se os impacientes são atrapalhados consideravelmente no sono e na qualidade de vida no cotidiano: anticonvulsivos, sedativos, ansiolíticos, ou ainda analgésicos em caso de fortes dores.
as causas sendo ainda mal identificadas, a prevenção passa antes de tudo por uma modificação de alguns hábitos de vida, tendo, potencialmente, uma incidência sobre os sintomas. Os conselhos atualmente dados são de ter uma alimentação saudável e diversificada, de diminuir o consumo de cafeína, álcool ou tabaco, de diminuir se possível os eventuais fatores de estresse, e enfim praticar uma atividade física regular.