Nasofaringite - o chamado resfriado na linguagem cotidiana - é uma infecção muito comum nas crianças. Uma nasofaringite corresponde a uma inflamação na parte superior da faringe.
Segundo institutos de pesquisa médica, a nasofaringite é a principal doença constatada por médicos clínicos gerais nas crianças.
Os principais responsáveis pelas nasofaringites são os vírus. Atualmente, existem no meio ambiente mais de 200 tipos de vírus capazes de causar uma nasofaringite.
Uma nasofaringite geralmente se inicia com aumento da temperatura corporal, que pode ou não chegar a um quadro febril, e sensação de nariz entupido. Os fluidos começam translúcidos e vão se tornando mais espessos com o desenvolvimento da infecção. São comuns também espirros, tosse e, mais raramente, vômitos e diarreias.
A nasofaringite é frequentemente benigna e o quadro do paciente não costuma se complicar por conta desta infecção.
Em geral, infecções que causam resfriados duram de sete a dez dias.
Ao longo de uma nasofaringite a criança fica suscetível ao surgimento de alguma complicação, como otite, laringite, sinusite ou bronquite. A nasofaringite também pode anteceder uma coqueluche. Estas complicações, no entanto, são bastante raras e, em geral, o paciente fica completamente recuperado depois de alguns dias.
O período do nascimento aos 2 anos é o que mais risco de nasofaringite traz para as crianças. Quem tem alergia a poeira, carência de ferro, pais ou parentes que fumam, refluxo gastresofágico e contato com um grupo grande de crianças também corre maior risco. O inverno é a estação mais propícia aos episódios de nasofaringite.
O ideal é tratar a febre, hidratando a criança com água. Umidifique o quarto e observe o grau de umidade, uma vez que o ar muito seco e quente favorece a infecção. Lave as mãos antes de tocar na criança, não fume e lave o nariz da criança diversas vezes por dia com soro fisiológico. A lavagem nasal é feita com solução fisiológica. A prescrição de antibióticos está prevista apenas em caso de complicações já que o resfriado é causado por vírus.
A repetição de nasofaringites pode ser provocada por uma alergia aos ácaros e, desta maneira, seu tratamento deve ser diferente com atenção redobrada à limpeza do quarto da criança.
Foto: © 9nong - Shutterstock.com