Reduzir a taxa de colesterol no sangue exige ações de reeducação alimentar por parte do paciente. Abandonar frituras, doces e bebidas alcoólicas faz parte do conjunto de mudanças de hábitos que devem ser feitas. Veja nesta dica o que comer para baixar o colesterol.
As frutas frescas contêm vitaminas e fibras. São também muito ricas em antioxidantes com ações benéficas sobre o colesterol.
A vitamina C está presente na laranja, limão, toranja, kiwi e frutas vermelhas. O betacaroteno faz parte da composição de melão, damasco e pêssego. Já as uvas são ricas em polifenóis.
As frutas oleaginosas contêm gorduras não saturadas, que reduzem a taxa de colesterol ruim, e também um pouco de gorduras saturadas. Pinhão, amêndoa, avelã ou sementes de girassol, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia e pistache. Lembre de incluí-las nas saladas ou combiná-las com legumes. Coco e amendoim não são aconselháveis em razão de seu elevado teor de lipídios saturadas.
Uma maçã de 100 gramas tem cerca de 40 a 50 calorias. Ela tem efeitos benéficos contra doenças cardiovasculares. Ela diminui a absorção de colesterol e lipídios pelo intestino. Além disso, a fruta é rica em fibras.
A maçã pode ser facilmente transportada e consumida em qualquer lugar. Ela contém muitas vitaminas que são encontradas principalmente na casca: é aconselhável comer a maçã com a casca ou em compota. Também é rica em antioxidantes.
A maçã permite manter uma boa atividade física graças à frutose e carboidrato que contém. Reduz a vontade de beliscar e dá uma grande sensação de saciedade e tem um poder refrescante significativo porque contém 85% de água. A fruta ainda reduz o risco de câncer de cólon, segundo estudos.
A maçã pode ser consumida cozida ou crua, com ou sem casca e durante o ano inteiro. Lembre, por exemplo, de incluir fatias de maçã nas suas saladas, compostas ou verdes, e oferecê-la cozida como acompanhamento de peixes, frango, carne de porco assada ou mesmo salmão grelhado.
Foto: © Valery121283 - Shutterstock.com