Como controlar o colesterol

O aumento da taxa de colesterol é um fator de risco das doenças cardiovasculares que causam infarto e podem levar à morte. Centenas de estudos já mostraram que o consumo de frutas e legumes diminui os riscos de câncer e doenças cardiovasculares ao atuarem controlando a taxa de colesterol LDL do paciente.

Riscos do colesterol alto

A aterosclerose provocada pelo excesso de colesterol evolui silenciosamente ao longo dos anos e pode resultar numa obstrução de uma ou várias artérias. Dependendo do local onde houve a obstrução, podem surgir quadros de artrite nos membros inferiores, disfunção erétil, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Os fatores de risco da aterosclerose são tabagismo, diabetes, sedentarismo, hipertensão, estresse, excesso de peso.

Como manter seu colesterol sob controle

As atitudes principais para controlar o colesterol e impedir o aumento de suas taxas são parar de fumar, controlar a pressão arterial, tratar uma possível diabetes, praticar atividade física regular e fazer dieta para combater ou evitar o excesso de peso.

O que comer para colesterol alto

Os óleos vegetais estão permitidos (girassol, canola, milho, uva, nozes), bem como os peixes, que devem ser consumidos no mínimo três vezes por semana. Prefira atum, salmão, robalo ou sardinha.

Alimentos para baixar o colesterol

Os legumes e as frutas são os principais aliados na busca por baixar o colesterol. Consuma cinco ou seis porções de frutas e legumes por dia. Esse hábito possibilita reduzir de 5% a 15% da taxa de colesterol LDL. Frutas e legumes podem ser consumidos crus e cozidos. O mais importante é evitar retirar a casca dos alimentos, a não ser nos casos em que isso seja necessário (abacaxi, abacate, banana).

Dieta para colesterol alto

Na dieta de pacientes com colesterol LDL alto não devem entrar grandes quantidades de ovos (em especial, a gema), carne vermelha e embutidos. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser bastante reduzido, bem como refrigerantes e outras bebidas açucaradas. Manteiga e queijos mais gordurosos precisam ser evitados. Por fim, frituras e doces são outros alimentos que devem ser riscados do cardápio.

Maçã combate o colesterol

Com apenas 40 ou 50 calorias para cada 100 gramas, a maçã é particularmente rica em fibras alimentares e diminui a absorção de lipídios e de colesterol pelo intestino. Ela pode ser facilmente carregada e consumida em qualquer lugar. Além disso, contém vitaminas na sua casca. Portanto, é aconselhável comer maçã com a casca ou em compota. Essa fruta permite manter uma boa atividade física graças às quantidades de frutose e carboidrato que possui.

Atividade física contra colesterol alto

Poucas pessoas percebem que uma atividade física diária regular é benéfica para a saúde. Recomenda-se 30 minutos de caminhada por dia para manter a saúde. A dica é começar devagar e não se esquecer de fazer um aquecimento antes. Além de ajudar na perda de peso, a atividade física libera serotonina, hormônio ligado a sensações de prazer e bem-estar.

Foto: © foodandmore - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como controlar o colesterol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade