Riscos do colesterol alto


Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com excesso de colesterol e suas consequências para saúde. O aumento da taxa de LDL, chamado popularmente de colesterol ruim, é um fator de risco para doenças cardiovasculares, que provocam milhões de infartos e mortes anualmente. Centenas de estudos científicos já demonstraram que o consumo de frutas e verduras diminui o colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas e câncer.

Placa de ateroma

O ateroma é provocado pelo excesso de colesterol e se desenvolve por anos sem ser detectado pelo paciente. O acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos pode provocar a obstrução de uma ou várias artérias, bloqueando em parte ou totalmente a irrigação de sangue para o órgão alimentado pela artéria em questão.

Doenças provocadas pelo colesterol alto

Dependendo da localização da artéria obstruída, a formação das placas de ateroma pode provocar disfunção erétil, acidente vascular cerebral, infarto e arterite nos membros inferiores, condição que traz dificuldades para caminhar devido às dores nas panturrilhas e músculos.

Fatores de risco ligados ao colesterol alto

Alguns hábitos de vida e doenças são considerados fatores de risco para o colesterol alto. São eles tabagismo, diabetes, sedentarismo, hipertensão arterial, estresse e obesidade.

Foto: © Lightspring - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Riscos do colesterol alto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade